Escola na Irlanda

Irlanda, 2013

Projeto em co-autoria com Appleton e Domingos Arquitetos.

 

ESTRATÉGIA

O espaço da escola encontra-se subdividido em três zonas:

1) Na parte da frente (a norte), um espaço de circulação com acesso automóvel;

2) Ao centro, o edifício da escola;

3) No tardoz (a sul), o espaço de recreio e campos de jogos.

 

O desenho da PS21CL nasce a partir de dois eixos principais que se atravessam e percorrem todo o espaço. O eixo longitudinal que percorre todo o comprimento do edifício, de norte a sul, no piso térreo, comunica com a entrada e distribui para a área administrativa, os SEE (Serviços de Educação Especial), a biblioteca e as salas de aula; e o eixo transversal que atravessa a profundidade do edifício, nascente-poente, em ambos os pisos, e comunica com a receção, os vestiários, a sala polivalente e todas as salas de aula.

Neste sentido, os espaços são projetados a partir dos dois eixos e unidos através da sua organização linear. As relações espaciais do edifício dependem, portanto, desses dois eixos concorrentes e dos três pátios exteriores que dão para as salas de aulas, biblioteca, sala multiusos e SEE.

A distribuição vertical é feita através de três lances de escada abertos para o interior do edifício, de forma a permitir um controlo fácil e informal de qualquer incidente. Esta relação entre ambos os pisos é acentuada pelo duplo pé-direito na entrada principal, na biblioteca e na sala multiusos.

O acesso à escola é controlado na entrada principal, permitindo aos visitantes aceder apenas à administração, SEE e sala multiusos, sem aceder às salas de aula. No entanto, apesar dos acessos independentes, os vestíbulos são comuns à SEE e ao resto da escola.